Roison
31-03-21 0 Acessos

Ter rotinas estressantes se tornou algo comum atualmente, seja na vida pessoal, estudantil ou profissional. São vários os momentos de estresse, o que acaba prejudicando a qualidade de vida.

Aqui, falamos mais sobre esse problema e como lidar com o estresse no dia a dia, para combatê-lo e saber controlá-lo sempre que surgir. Confira e coloque as dicas em prática!


O que é estresse?

O estresse é um conjunto de reações físicas e mentais que todo organismo tem quando está em uma situação que exige um grande esforço para ser superada.

Curiosamente, o estresse é inerente ao ser humano e nem sempre significa algo ruim. Há quem consiga produzir mais em situações de estresse, por exemplo.

O problema está quando o estresse é excessivo, paralisante ou provoca um esgotamento físico e mental. Em alguns casos, pode evoluir para um quadro de síndrome de burnout.


Tipos de estresse

Há quatro tipos de estresse, todos com características específicas e com causas diferentes. Conheça, a seguir, quais são esses tipos e fatores que os despertam:

Estresse cotidiano

Trata-se de um tipo de estresse que está relacionado à rotina da pessoa. Geralmente é provocado por situações que despertam nervosismo, insônia, dificuldade no trabalho, problemas no relacionamento, questões de saúde e autoestima.

Estresse crítico

Tipo de estresse que está diretamente relacionado a acontecimentos marcantes ou grandes mudanças, seja elas positivas ou negativas, exigindo muito da pessoa. É o caso do início em um novo trabalho ou nascimento de um filho.

Estresse traumático

Ocorre por conta de traumas e grandes choques emocionais que demandam uma maior capacidade de superação ou adaptação. Um bom exemplo é a passagem pelo luto.

Estresse crônico

O estresse crônico se caracteriza por ser provocado por algo constante, que não tem a resolução esperada no momento ou em longo prazo. Bons exemplos são situações de desemprego, trabalho em excesso e acometimento por doenças crônicas.


Causas do estresse

De maneira geral, o estresse é provocado por situações que exigem um grande esforço da pessoa. Tais situações também são chamadas de fatores estressores, que podem ser:

Internos

Os fatores estressores internos estão ligados a características da personalidade, como busca constante pelo perfeccionismo, senso de rapidez, problemas de imagem e insegurança, entre outros.

Externos

Já os fatores estressores externos têm a ver com o ambiente em que a pessoa está. Normalmente, são mudanças que geram uma quebra de rotina e demandam adaptação ou necessidade de superação.

São fatores estressores externos o nascimento de um filho, troca de emprego, demissão, aposentadoria, divórcio, mudança de lar, acidentes de trânsito e morte de pessoas próximas e queridas.


Sintomas do estresse

O estresse desencadeia uma série de sintomas que muitas vezes são facilmente identificados pelo próprio paciente, como os que são listados a seguir:

• Alterações de humor;
• Nervosismo;
• Desgaste físico e fadiga;
• Alterações no sono, com insônia ou dormir muito;
• Tensão muscular;
• Mudança no apetite, passando a comer mais ou menos. Casos de compulsão alimentar também são comuns;
• Desinteresse por atividades que antes davam prazer;
• Problemas de memória e atenção;
• Preocupação excessiva com algo;
• Náusea e tontura;
• Formigamento pelo corpo;
• Perda de libido;
• Dor na região peitoral;
• Queda de cabelo;
• Consumo excessivo de drogas, tornando-se um vício.


Como combater o estresse

Para quem busca formas de combater estresse mental e físico é importante entender que isso só é possível com mudanças de hábito, o que ajudar a prevenir crises e passar por mudanças de forma mais suave, sem tanta pressão.

Entre as principais recomendações feitas por médicos especialistas está a adoção das seguintes práticas:

• Dormir bem, para garantir que o corpo tenha um descanso adequado e consiga realizar funções vitais durante o sono;
• Aprender e utilizar técnicas de relaxamento, como a mindfulness, respiração e meditação;
• Evitar situações estressantes sempre que possível;
• Reduzir o consumo de cafeína no dia a dia, que é um estimulante natural e pode intensificar o estresse;
• Alimentar-se melhor, consumindo uma maior quantidade de nutrientes para garantir que o corpo receba vitaminas e minerais para realizar processos essenciais;
• Fazer exercícios físicos com frequência, porque proporcionam sensação de bem-estar;
• Buscar ter momentos para cuidar de si, seja para descanso ou fazer algo que lhe dê prazer;
• Cortar o consumo de substâncias tóxicas;
• Adotar novas formas de fazer a mesma coisa. Assim, você pode encontrar uma que lhe agrade e não provoque estresse;
• Fazer psicoterapia, principalmente quando o fator estressor é interno.

Outra dica sobre como combater o estresse que não envolve mudança de hábito, mas é altamente eficaz, é usar suplemento antiestresse no dia a dia.

O suplemento antiestresse tem nutrientes essenciais para o organismo, bem como ativos que ajudam a relaxar e proporcionam sensação de bem-estar.

Por isso, são boas dicas de compra para quem busca maneiras de combater estresse de forma natural, sem utilizar medicamentos. Entre os principais, destaque para os suplementos Mulungu e Lactobacillus.



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